O site ABCdor tem por objetivo divulgar os diferentes tipos de dor crônica, tornar público os principais tratamentos no combate da dor crônica e auxiliar as pessoas que interagem com o assunto, sejam pacientes, profissionais de saúde, estudantes ou público em geral.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sequência de alimentos essenciais para chegar bem aos 40 anos

A sequência com dicas para você encarar bem os 40 anos continua.
Hoje teremos mais dicas de alimentos para manter os músculos mais resistentes e alimentos que ajudam a manter a imunidade sempre em alta.

10 alimentos para manter os músculos resistentes:

Aos 40 anos a força física é também algo bastante preocupante. A Universidade de Sidney divulgou que homens fortes encaram 50% menos episódios de depressão à medida que envelhecem.
Outro dado importante é que quanto maior o índice de massa magra (músculos), melhor a capacidade do organismo de queimar gordura. E isso que deixa você mais forte ao longo dos anos.

- Quinua
– Soja
- Ricota
- Lentilha
- Ovo
- Iogurte
- Salmão
- Castanha-do-Pará
- Aveia
- Carne

10 alimentos para manter a imunidade em alta:

O sistema imunológico fica fraco quando recebem poucos nutrientes, o estresse e os agrotóxicos também contribuem para isso. Uma pesquisa da Escola de Medicina de Birmingham, na Inglaterra, aponta que a capacidade de defesa do nosso organismo cai com o tempo. Ou seja, para mantê-la em alta, abuse dos alimentos corretos. Fique atento:

– Chá-verde
- Pimenta
- Gengibre
- Frutas Vermelhas
- Canela
- Batata-doce
- Figo
- Cogumelo
- Tomate
- Romã

Comentários
Comentários
0

 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conheça os 40 alimentos essenciais para chegar aos 40 anos

O blog ABCDOR preparou uma sequência de posts, com dicas para você poder encarar bem os 40 anos.
Iremos compartilhar com vocês dicas de alimentos específicos para determinada parte do corpo.

E para dar início a esta sequência fique com algumas dicas de alimentos ideais contra inflamação e para manter os ossos fortes.

10 alimentos que ajuda as inflamações:

A idade chega para todos e o corpo manda um sinal de alerta, o que é bem comum. Ou seja, aos 40 anos doenças surgem com mais frequência. E para ajudar a combater as futuras dores, a Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) indica alguns alimentos para garantir que essa fase da vida seja tranquila e com muita saúde.

- Grãos integrais

- Chocolate meio amargo

- Açafrão

- Cerejas

- Maçã

- Linhaça

- Amêndoas

- Abacaxi

- Atum

- Azeite de Oliva


10 alimentos para manter os ossos fortes:

O esqueleto também cansa e isso está associado ao que você come. Pesquisadores da Universidade de Gent, na Bélgica, descobriu que o envelhecimento vem acompanhado da perda contínua da massa óssea. Ou seja, nessa idade é muito comum o enfraquecimento e a quebra dos ossos.

- CARANGUEJO

- AMEIXA

- BRÓCOLIS

- BANANA

- KIWI

- OSTRA

- ESPINAFRE

- ALHO-PORÓ

- RÚCULA

- ALCACHOFRA

Comentários
Comentários
0

 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dor crônica traz problemas como ansiedade e depressão

De acordo com pesquisas divulgadas recentemente, a dor crônica atinge cerca de 30% da população mundial. A grande característica desta dor é a sua intensidade, localizando-se em algumas regiões do corpo, com causas ligadas a vários fatores.  Sem contar que, geralmente, o tratamento é bastante complicado.

Diferente da dor aguda, a dor crônica permanece por períodos longos.  A dor contínua ou recorrente (aquela que melhora por algum tempo, mas depois volta), mesmo depois da sua melhora, pode durar meses e até anos.

Além dos problemas que a dor crônica já traz como ansiedade, depressão, distúrbios do sono, irritabilidade e dificuldade para se movimentar, a dor crônica pode agravar outras doenças pré- existentes e prejudicar o sistema imunológico, tornando a pessoa mais vulnerável às infecções.

Para o tratamento da dor crônica são usados combinações de analgésicos e medicamentos diferentes. Mas, hoje, o paciente pode ficar mais tranquilo, pois já existem diferentes mecanismos que podem melhorar o efeito do analgésico e diminuir os efeitos colaterais da dose total de cada medicamento. Com isso, os medicamentos não trazem mais problemas para quem está em tratamento.

Comentários
Comentários
0

 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Choque no cérebro aumenta aprendizado

Uma pesquisa da University of Oxford revela que estimular o córtex motor do cérebro com uma corrente elétrica de baixa intensidade aumenta a atividade do órgão e facilita o aprendizado.

Os cientistas afirmam que o cérebro é muito flexível e pode se reestruturar, desenvolvendo novas conexões e alocando tarefas para áreas diferentes quando ocorre algum problema ou quando uma tarefa nova é realizada.

Segundo a líder da pesquisa, a professora Heidi Johansen-Berg, “um aumento na atividade das células do cérebro as torna mais suacetíveis ao tipo de mudança que ocorre durante o aprendizado”. A cientista disse ainda que os estímulos não melhoraram o desempenho máximo das pessoas que participaram do estudo, mas a velocidade com a qual elas alcançavam esse ponto aumentou muito.

O estudo pode ser também um ponto de partida para recuperar a capacidade motora em pacientes que sofreram de derrame, por exemplo.

Comentários
Comentários
0

 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Injeção de hormônio contraceptivo facilita infecção por HIV

Algumas mulheres que usaram o contraceptivo “New York Times” foram surpreendidas com o resultado de uma pesquisa da Universidade de Washington, divulgada na publicação “Lancet Infectious Diseases”: o contraceptivo dobra o risco de infecção pelo vírus HIV.

A conclusão se deu pelo fato de que quando o anticoncepcional é usado por mulheres soropositivas, seus parceiros têm risco duas vezes maior de serem infectados do que se elas não usarem a contracepção injetada.

Foram analisados por mais de dois anos 3.800 casais que já tinham AIDS em alguns países como Botsuana, Quęnia, Ruanda, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. O motivo da transmissão ainda não foi descoberto, mas o estudo deixou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em alerta.

Comentários
Comentários
0

 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dormir com a TV ligada pode causar depressão

Uma pesquisa da Ohio State University explica que dormir com a televisão ligada pode causar mudanças físicas no cérebro, ligadas à depressão. Os neurocientistas americanos realizaram o estudo com hamsteres.

Eles perceberam que a luz durante a noite, por mais fraca que seja, produz alterações no hipocampo, uma das principais estruturas do cérebro, que exerce o papel fundamental nos transtornos depressivos.

Um dos pesquisadores, o professor de neurociência e psicologia da universidade, ainda diz que “os resultados são significativos porque a luz utilizada no estudo com hamsters não era intensa, e sim equivalente a de uma televisão em um quarto escuro”.

Contudo, o professor ainda explicou que não é possível garantir que ocorra o mesmo efeito em um ser humano e acrescenta que “uma exposição crônica à luz pela noite é um fator relativamente novo na história da humanidade e não é natural, por isso reduzir a iluminação artificial enquanto dorme é conveniente”.

Comentários
Comentários
0